Imagem capa - Matéria | Tratamento de imagem gera discussão - Blog Wedding Brasil por Flávio Alvarenga
Matérias

Matéria | Tratamento de imagem gera discussão - Blog Wedding Brasil

Caso prefira, confira a matéria no site do Blog Wedding Brasil CLICANDO AQUI

Matéria publicada em: 17 de agosto de 2013

_______________________________________________________________________________________________________


O tratamento de uma fotografia gerou discussão no Grupo Wedding Brasil. O Grupo aberto no Facebook, criado a partir do Congresso Wedding Brasil, disponibiliza espaço para fotógrafos divulgarem seus trabalhos. E foi um desses trabalhos que surpreendeu. Foram mais de 60 comentários em menos de 4 horas. A publicação de Flavio Alvarenga sobre o pré-Wedding do casal Marla e Rodrigo fez com que, logo após alguns minutos, os integrantes do Grupo começassem a interagir. Críticas e elogios formaram uma lista sobre contrapontos no tratamento da imagem. Alguns fotógrafos se arriscaram até a propor imagens com outra forma de tratamento. Surgiram propostas de fotografias em cores, cores quentes, com mais exposição ou mais saturadas. 


 Flavio Alveranga conta a história dessa fotografia:


 * Por Flavio Alveranga


Fizemos as fotos no sítio deles. Logo que chegamos, dei uma olhada no local para saber o que poderia ser explorado e vi o fogão à lenha. Imediatamente pensei que poderia fazer fotos legais ali.

Os noivos estavam muito empolgados com as fotos que seriam realizadas, ao mesmo tempo em que sentiam-se bastante a vontade e descontraídos, sobretudo pelo fato de “estarem em casa”. Essa foi uma das últimas fotos que foram produzidas. Havíamos feito uma sessão de fotos durante o dia e, ao cair da tarde, retornamos ao sítio para degustar uma dobradinha feita pela noiva no fogão à lenha. Enquanto ela mexia a panela de barro, foi possível constatar o entrosamento do casal e o ótimo clima de descontração. Diante disso, pensei comigo mesmo: “Esse seria um bom momento a ser registrado”; e foi o que fiz. Minha pretensão era fazer uma foto que transmitisse um ambiente valorizado pela iluminação natural. À frente do fogão, havia uma porta aberta que permitia a propagação da luz do cômodo vizinho. Assim, utilizei o flash da mako com um softbox, a fim de reforçar esse efeito, aliado à luz das chamas da lenha queimando.

Eu poderia intensificar a iluminação do ambiente com o equipamento, ou na edição, mas a ideia que eu queria passar era exatamente essa: do casal no fogão à lenha de fundo de quintal, fazendo seu jantar a dois. Sobre a edição, não se pode esquecer que o processo de pós-produção torna-se uma das principais etapas. Logo, o tratamento é superimportante e, muitas vezes, o que difere um fotógrafo do outro é sua capacidade de tratar a foto. Um fator que julgo extremamente negativo é o fato de o tratamento e, o trabalho dos fotógrafos, estarem cada vez mais semelhantes. Dessa forma, fica difícil identificar o fotógrafo e a sua personalidade fotográfica. O tratamento deve ser único e não apenas um preset.


Essa é a fotografia original:


E uma das versões sugeridas no Grupo Wedding: 

Como disse Vitor Araújo, um dos congressistas do grupo Wedding Brasil a respeito da foto em questão: “(…) Na sua foto, o casal está tão à vontade que nem parece que tem um cara do lado deles apontando um canhão e clicando, e invadindo a intimidade. Isso supre toda a expectativa; quando o cliente pega uma foto dessa ele não vai dizer.. ah, você cortou o meu braço, a você poderia ter pego desse ângulo, poderia ter colocado um flash pra luz de recorte, enfim… Quando o cliente recebe uma foto seja lá qual for o momento, ele vai ter um momento nostalgia”.


Nota técnica: A foto Pré-Wedding do casal Marla e Rodrigo foi produzida por uma Canon EOS 7D, lente 50mm f/1.8 e equipamento de flash a bateria Mako 3003. Exif da foto é ISO 100, f/13 1/60seg. Programas de edição, Adobe Lightroom e Photoshop.