Imagem capa - Além do Click / Guanambi 08 e 09 de agosto por Flávio Alvarenga
Workshop

Além do Click / Guanambi 08 e 09 de agosto

Aqui, foi onde tudo começou. Ao passar em cada rua, lembrar de quando criança correndo por elas. A saudade dos amigos, da família. Mas todo passarinho precisa voar em buscar de seus sonhos. E ir embora foi preciso. Além disso, foi importante para que eu entendesse  que a vida segue, que é necessário viver outras experiências, enfrentar outros obstáculos e procurar vencer todos eles. 



Diante disso, aos meus 17 anos, resolvi me mudar de cidade. Procurar um lugar em que meus sonhos (ou ao menos expectativas) fossem possíveis de se realizar. Mudei-me para Itabuna, no Sul da Bahia. 


Lá, conheci novos amigos, novos amores e a partir disso, despertou em mim um desejo que já existia: o de registrar momentos. 


Pessoas nascem, namoram, casam, celebram aniversário ... e eu sempre achei que momentos como esse precisavam ser guardados com carinho para não adormecerem ou até mesmo morrerem na memória daqueles que na verdade gostariam de torna-los eternos. 


Parece besteira, mas eu não tenho muitas fotos de quando era criança. Voltando a esse lugar, consigo rememorar vários instantes que aqui passei com a minha família e amigos. Mas não seria melhor se eu pudesse ter o registro de alguns desses momentos que ficaram somente na lembrança? Como seria agradável poder ver imagens minhas brincando de gude com meus amigos, de amarelinha ou empinando pipa... coisas que eu adorava fazer na minha infância.



Fotos: Cida Guedes


Foi por tudo isso e por outros motivos que me tornei fotógrafo. É através da fotografia que consigo captar um momento, um "flagra" do que acontece, momento este único, que jamais se repetirá. A foto nada mais é do que a testemunha ocular do fato é a existência contida na imagem comprovando o que realmente ocorreu naquele instante.


É através do ato de fotografar que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre. Um antigo provérbio chinês já diz tudo sobre a fotografia: “Uma imagem fala mais do que mil palavras”. 

De fato assim é, porque graças ao segundo registrado, que é possível “voltarmos ao tempo” e recordar aquele momento. 


A fotografia pra mim é mais do que um registro. É um bem precioso, é minha ferramenta de trabalho, é minha alma sendo revelada além do click!



Vejam resultado desse Workshop que foi uma experiência única para mim:











Não esqueça de deixar seu comentário dizendo o que achou!